Não estou me referindo ao conselho que o pai dá para a filha não dar! Ou para o filho não dar também! Não é por ai que quero falar, mas é de outros CONSELHOS que na verdade bem não precisariam existir.
Vou me situar num que bem conheço e depois você me diga se tenho ou não razão! Vou falar do CRECI, que é o :CONSELHO REGIONAL DOS CORRETORES DE IMÓVEIS. Creci aqui do Estado do Rio de Janeiro. Tem mais de 40 mil corretores inscritos e vejam, todos tem que pagar ao órgão para que o Creci os fiscalize e normatize as regras da corretagem. Fora as corretoras pessoas jurídicas que pagam muito mais que os corretores pessoas físicas. E ai nesse orgão entram MILHÕES de reais, que no fim do ano, não sobra nenhum centavo! E acham que é pouco que um corretor paga para praticamente não receber nada em troca, não é pouco não: Uma anuidade está em torno de R$ 350,00 , multiplique por 40.000 ! É muito dinheiro, e olhe que o creci ainda cobra tudo que o corretor quer, se precisa de uma carteira, cobra, se quer uma certidão, cobra, se quizer ter uma carteira dizendo que esta em dia com a anuidade, cobra, nem um jantar de confraternização é de graça, este ano cobraram 50 reais de cada corretor que quis ir ter com os seus pares, mas no convite por pura ironia, ainda colocaram que a agua (deve ser da bica) ERA A VONTADE E DE GRAÇA!
Ai eu fico pensando para que serve o Creci, não fazem nada de graça ao corretor, tudo cobram e não tiram da rua os corretores que não são cadastrado, nunca vi nenhum ir para a cadeia pelo exercício da falsa profissão. Creio que se extinguisse os Crecis, a classe sobreviveria bem melhor, não tendo que sustentar mais um órgão buracrático com uma direção cara!
afinal, se tudo que é preciso para diciplinar a função da corretagem está no Código Civil Brasileiro, tudo, mas tudo mesmo, procurem e achararão, vou sitar só um: artº 722 e seguintes. Só este basta, mas tem mais, 417 a 420, os que tratam da posse, da escritura, do mandato, enfim o Código é o único elemento necessário para coibir os feitos mal feitos pelos corretores mais malandros! Na hora "H" os que precisam de defesa, recorrem à LEI. Então para que servem os CRECI ?
Acho que já seria bastante existir um sindicato dos corretores, apenas um sindicato em cada estado é o suficiente, este órgão foi criado para defender os direitos dos corretores, e a lei para defender todos os cidadãos.
O corretor, é apenas um agente intermediário numa transação imobiliária, tem que ser honesto e não um portador de um monte de credenciais e diplomas na parede, isto quem precisa, são os advogados, engenheiros e médicos. O resto a LEI cuida. Espero que alguma autoridade , não fique só olhando contemplando se mexam e proponham acabar com esse enorme números de CONSELHOS. Que só é bom para quem está na direção, com tudo pago por nós.
Ainda tem mais: Gastam com Sub regiões, para terem um braço político visando as eleições que ocorrem a cada 3 anos, e tudo patrocinado por nós corretores! E não temos nem um jantarzinho de cortesia, nenhum pelo menos uma vez por ano. Este ano puseram a culpa no Tribunal de Contas, dizendo que o Tribunal proibiu. Eu não creio nisso. O que eu penso, é que a diretoria, acha que os 40 mil corretores, são todos ricos como eles, que cinquentinha não vai fazer falta, com a venda fraca do jeito que esta, só mesmo mais esta sucursal da ilha da fantasia que é o CRECI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário